Brasileiros no Japão: Benefícios de aprender a língua japonesa


Viver em um país estrangeiro é um desafio para qualquer pessoa, porém, atualmente encontramos muitas alternativas que podem facilitar nossa adaptação no exterior. Muitos brasileiros que moram no Japão, por exemplo, encontram comodidades nos setores públicos e privados, onde é possível contar com intérpretes que facilitam a comunicação. Além disso, muitos brasileiros podem contar também com a ajuda de intérpretes e outros membros da comunidade que dominam a língua e possuem conhecimento da cultura e costumes do país.

Mas depois de anos de estadia no Japão, a pergunta que deve ser feita é: você não está acostumado demais com toda essa comodidade?

Nunca é tarde demais para analisarmos os principais benefícios que o aprendizado da língua japonesa traz para os brasileiros que vivem no Japão:

  1. Comunicação: Aprender a língua do país onde você mora permite que você se comunique melhor com as pessoas ao seu redor, sejam elas amigos, vizinhos, colegas de trabalho ou funcionários de lojas e serviços públicos. Isso pode ajudar a criar relacionamentos mais profundos e significativos.
  2. Oportunidades de trabalho: Se você é fluente na língua do país onde vive, pode ter mais oportunidades de trabalho, especialmente se estiver procurando trabalhar em uma empresa multinacional ou em um setor que requer habilidades de comunicação em outra língua.
  3. Integração na comunidade: Aprender a língua do país onde você mora pode ajudá-lo a se sentir mais integrado à comunidade local. Isso pode incluir participar de eventos culturais, fazer amizades com pessoas nativas e entender melhor as tradições e costumes locais.
  4. Aprendizado Cultural: Aprender a língua também pode ajudar a aprender mais sobre a cultura, história e literatura do país. Isso pode ser uma experiência enriquecedora que amplia sua perspectiva global.
  5. Benefícios cognitivos: Aprender uma nova língua também pode ter benefícios cognitivos, como melhorar a memória, a capacidade de se concentrar e a capacidade de resolver problemas.

Aprender a língua de um país é uma oportunidade de expandir seus horizontes, aprimorar suas habilidades de comunicação e ter uma vida mais completa. Além disso, pode ser uma maneira de melhorar sua qualidade de vida financeira, já que muitas vezes uma barreira linguística pode impedir o acesso a oportunidades profissionais.

Acompanhe-nos
no Facebook

Siga-me no Twitter