Os principais impostos do Japão


Você sabe quais impostos precisa pagar morando no Japão? Essa é uma pergunta importante que todo brasileiro vivendo no Japão ou interessados em viver no país precisa ter em mente.

Não há como escapar deles. Se você tentar ignorá-los, eles podem se tornar em uma bola de neve que vai te acompanhar durante todo o tempo que estiver vivendo no país. Na pior das hipóteses, o não pagamento dos impostos pode até impedir a renovação do visto de residência japonês obrigando a pessoa a regressar ao Brasil. Por isso, é importante conhecer quais são os impostos que você deverá pagar enquanto estiver no Japão.

Imposto sobre consumo

O primeiro imposto que você precisa conhecer é o imposto sobre consumo (conhecido como shōhizei em japonês). Ele é cobrado sobre a venda de produtos e prestação de serviços, e a taxa é de 10%. Somente em casos de produtos alimentícios e refeições takeout, o imposto de consumo combrado é de 8%. Então, sempre que você comprar algo, 8 a 10% do valor será destinado a esse imposto.

Imposto sobre a renda

O imposto sobre a renda (shotokuzei) é cobrado sobre o dinheiro que você ganha enquanto trabalha no Japão. A taxa de imposto varia de acordo com o valor da sua renda, com a taxa mínima de 5% e máxima de 45%. Geralmente o empregador desconta esse valor diretamente do salário do funcionário.

Imposto residencial

Outro imposto importante é o imposto residencial (Jūminzei), que é cobrado a todos os residentes do país para compartilhar os custos das necessidades da comunidade. O imposto residencial é uma combinação do imposto municipal (shichōson-minzei) e do imposto de habitantes da província (todōfuken-minzei). O imposto residencial é cobrado sobre a maioria da população trabalhadora, mas pode ser isento aqueles sem renda, tais como donas de casa, estudantes ou aqueles cuja renda do ano anterior foi abaixo de um determinado valor.
O cálculo do imposto residencial é composto de duas partes: uma taxa fixa, que é cobrada igualmente a todos os contribuintes, e uma taxa de renda, que é determinada pelo valor da renda anual. A soma desses dois valores é o valor a ser pago como imposto residencial.

Impostos para quem possui imóveis ou automóveis

Além dos principais impostos mencionados acima, é importante lembrar que se você pretende adquirir automóveis ou imóveis no Japão, precisará estar ciente das despesa que terá com o imposto de veículos (jidōshazei) ou o imposto sobre imóveis (koteishisanzei).

Mantenha-se bem informado

É importante lembrar que o pagamento de impostos é uma obrigação de todos os cidadãos, não apenas no Japão, mas em qualquer lugar do mundo. E, se você estiver preparado para lidar com essas obrigações, poderá viver no país com mais tranquilidade e conforto.

Então, não deixe de se informar sobre os impostos que você deverá pagar enquanto estiver vivendo no Japão. E, se precisar de ajuda para entender melhor como funciona o sistema de impostos do país, não hesite em procurar informações e consultoria com profissionais da área.

Como diz o ditado: “nada é certo neste mundo, exceto a morte e os impostos”. Portanto, encare a questão dos impostos como uma obrigação que todos devem cumprir e que, se bem administrada, pode ajudar a manter sua vida mais saudável e estável.


Termos em japonês

imposto: zeikin (税金)
imposto de veículos: jidōshazei (自動車税)
imposto residencial: jūminzei (住民税)
imposto sobre a renda: shotokuzei (所得税)
imposto sobre consumo: shōhizei (消費税)
imposto sobre imóveis: koteishisanzei (固定資産税)

Acompanhe-nos
no Facebook

Siga-me no Twitter