Nomes mais populares de bebês nascidos no Japão em 2023


A pesquisa anual de nomes por faixa etária, divulgada pela Meiji Yasuda Life Insurance, trouxe algumas novidades. Para os meninos, pela primeira vez desde o início da pesquisa, o nome 【碧】, que pode ser lido como “Ao” ou “Aoi” conquistou o topo, enquanto para as meninas, 【陽葵】, “Himari” ou “Hinata”, mantendo sua posição do ano anterior, ficou em primeiro pela terceira vez consecutiva. Em relação à leitura mais populares dos nomes, para os meninos, 【ハルト】”Haruto” manteve sua posição pelo 15º ano consecutivo, enquanto para as meninas, 【エマ】 “Ema” ficou em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. Nomes fáceis de pronunciar internacionalmente, conhecidos como “global names”, e nomes como 【アオイ】”Aoi”, 【ハル】”Haru”, e 【リオ】”Rio”, que figuram entre os mais populares para ambos os sexos, também foram destacados.

Os 3 nomes mais populares para meninos
1º lugar: 碧 (Ao/Aoi)
2º lugar: 陽翔 (Haruto/Hinato/Hinata)
2º lugar: 暖 (Dan)

Os 3 nomes mais populares para meninas
1º lugar: 陽葵 (Himari/Hinata)
2º lugar: 凛 (Rin)
3º lugar: 紬 (Tsumugi)

O nome mais popular para meninos

O nome para meninos, 【碧】(Ao), subiu da 4ª posição no ano passado para alcançar o topo pela primeira vez. O caractere “碧” (Ao) se refere a cor “azul esverdeado”, e é utilizado em termos como “碧空” (céu azul) e “碧海” (mar azul), transmitindo uma impressão majestosa e clara, brilhante como um azul reluzente. Além de significar “uma bela esfera de cor azul”, o caractere evoca a ideia de uma joia com cores naturais e serenas, como o oceano e vegetação. Este nome transmite o desejo de ser algo claro, límpido e brilhante, como o céu, o mar ou uma preciosa joia.

O nome mais popular para meninas

O nome para meninas, 【陽葵】(Himari/Hinata), conquistou o primeiro lugar pela terceira vez consecutiva, mantendo-se o topo da lista por dois anos consecutivos. Assim como nos nomes masculinos, o nome combina o caractere “陽”, que significa “sol”, com o significado de “planta que se volta na direção do sol” presente em “葵”, e sua leitura, “ヒマリ” (Himari), evoca a imagem de um girassol. Desde o primeiro ano da era Reiwa em 2019, 【陽葵】(Himari) conquistou o topo ou ficou em segundo lugar por cinco anos consecutivos. Pode-se dizer que esse nome, representando os primeiros anos da era Reiwa, carrega o desejo de que a criança cresça alegremente, encarando o futuro com otimismo, mesmo em meio à pandemia de COVID-19 e incertezas econômicas.

Outros nomes populares para meninos

Na leitura dos nomes, para meninos, 【ハルト】(Haruto) impressionantemente manteve-se em primeiro lugar por 15 anos consecutivos. Em termos de escrita, existem mais de 56 variações, com destaque para 【陽翔】, 【陽斗】, e 【晴翔】 entre as mais comuns. Em segundo lugar temos 【ミナト】(Minato), e em terceiro, nomes terminados em “ト” dominaram o pódio, com 【ユイト】(Yuito). Quanto aos nomes femininos, 【エマ】(Ema), que liderou no ano anterior, permanece em primeiro lugar. Em termos de escrita, há 40 variações, incluindo 【咲茉】, 【愛茉】, e 【依茉】 entre as mais comuns. A popularidade desses nomes pode ser atribuída à facilidade de familiarização tanto no Japão quanto no exterior, graças ao seu apelo global. No segundo lugar temos 【ツムギ】(Tsumugi), seguido por 【ミオ】(Mio) em terceiro lugar.

Nomes para meninas e os “nomes globais”

Notavelmente característico, especialmente nos nomes femininos, foi o aumento da popularidade dos “nomes globais”. Encabeçado por 【エマ】(Ema) em primeiro lugar, nomes como 【サナ】(Sana) em quarto lugar, 【ユナ】(Yuna) em 25º lugar, 【サラ】(Sara) também em 25º lugar, e outros como 【メイ】(Mei), 【リオ】(Rio), e 【ルナ】(Runa/Luna), que têm significados em vários idiomas ao redor do mundo, também conquistaram popularidade.

Nomes unissexo ou “sem gênero”

Além disso, houve muitos nomes que se tornaram populares tanto para meninos quanto para meninas. Nomes “genderless” ou “sem gênero”, como 【アオイ】(Aoi), 【ハル】(Haru), 【ヒナタ】(Hinata), 【セナ】(Sena), e 【リオ】(Rio), que podem ser utilizados independentemente do sexo, conseguiram posições destacadas. Em meio à tendência de valorizar ideias e ações livres de restrições relacionadas ao gênero ou conceitos fixos, parece que a popularidade dos “nomes sem gênero” também está crescendo na hora de escolher nomes.

A pesquisa de nomes populares é conduzida anualmente desde 1989, direcionada aos segurados de seguro de vida, e este ano marca a 35ª edição. Neste ano, a pesquisa foi realizada com 6.957 meninos e 6.951 meninas nascidos em 2023.

Fonte: Oricon News

Acompanhe-nos
no Facebook

Siga-me no Twitter