Como utilizar o Google Tradutor


O Google Tradutor é um aplicativo gratuito de tradução distribuído pela empresa Google, capaz de fazer traduções instantâneas entre mais de 100 línguas, incluindo o português e japonês.

Infelizmente, assim como outras ferramentas de tradução automática, os resultados das traduções realizadas pelo Google Tradutor não são perfeitas. Porém, pode quebrar muitos galhos daqueles que ainda possuem dificuldade na língua japonesa.

Conheça todas as suas funções e saiba como aproveitar toda a tecnologia disponível no aplicativo.

Antes de tudo, você precisas baixar o aplicativo Google Tradutor no seu smartphone.
Usuários de iPhone CLIQUE AQUI
Usuários de aparelhos Android CLIQUE AQUI

Google Tradutor

Na parte superior da tela inicial (1), é preciso selecionar a língua-fonte e a língua alvo da tradução.

Logo abaixo, há cinco opções para o usuário importar a palavra ou frase que deseja traduzir.

(2) Digitando o texto diretamente no espaço indicado.

Exemplo:

(3) Ativando a câmera do aparelho e captando a imagem do texto.
A tradução instantânea feita através da câmera é de se admirar à primeira vista. Porém, esta função é a que mais apresenta erros de tradução. Utilize esta função apenas para ter uma ideia básica do texto-fonte, pois são grandes as chances do resultado apresentar erros críticos.

Exemplo:

(4) Escrevendo à mão.
Este método é para quem tem conhecimento básico da escrita da língua-fonte. Em casos de kanjis, por exemplo, se os traços não forem escritos na ordem correta, o aplicativo terá dificuldades em identificar a letra.

Exemplo:

(5) Fazendo o aparelho captar a conversa através do microfone do aparelho.
Esta opção é para traduzir diálogos entre duas línguas diferentes simultaneamente. Como as chances de erros na tradução ainda são grandes, esta função não é recomendável durante ocasiões formais e conversas complexas.

Exemplo:

(6) Falando diretamente no microfone do aparelho.

Exemplo:

ATENÇÃO: Os aplicativos de traduções automáticas não são ferramentas perfeitas e hoje ainda estão em fase de desenvolvimento. Os usuários desses aplicativos jamais devem utilizar aplicativos de traduções automáticas durante conversas complexas, tais como consultas e negociações, e nunca utilizar o resultado das traduções automáticas para tomarem decisões importantes. Nesses casos, sempre consulte profissionais da área.

Acompanhe-nos
no Facebook

Siga-me no Twitter